Alunos dos cursos de tecnologia do Grupo Unis promovem Hackathon de games

No dia 11 de março cerca de 50 alunos participaram, de forma presencial e online, de uma maratona de dez horas na qual estiveram envolvidos com o processo criativo de um game. No evento os participantes puderam idealizar a dinâmica de um jogo e conhecer diversas ferramentas relacionadas a este processo.

Um hackathon se define como uma maratona de programação na qual os participantes se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.

A atividade faz parte das ações do Laboratório de Tecnologia e Inovação (LTI), um espaço criativo para que os alunos possam desenvolver ações e projetos pessoais ou da comunidade. Neste caso específico trata-se de uma parceria entre o LTI e estudantes mestrandos em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). O Coordenador do LTI e dos cursos de tecnologia a distância do Grupo Unis, Prof. Alberane Lúcio Thiago da Cunha, cita que eventos como este propiciam o aprendizado e criatividade.

Um dos participantes, o aluno Thiago Roberto Vilela Garcia, mestrando na UNIFAL explica que a proposta é desenvolver um jogo que demonstre os fatos históricos relacionados à vida dos cavaleiros templários em Portugal. O Coordenador dos cursos de tecnologia presenciais do Grupo Unis, Prof. Wariston Pereira, afirma que o LTI foi criado com este objetivo, fomentar o espírito criativo e empreendedor dos alunos.

O aluno Alisson de Pádua do sétimo período do curso de Sistemas de Informação comentou que este tipo de atividade é muito interessante, pois aprimora os conhecimentos e complementa as atividades de sala de aula.

Atualmente o LTI abriga projetos dos alunos, mas está aberto a propostas da comunidade em geral.