Grupo Unis compõe Comunidade Acadêmica Federada e adquire acesso a extenso banco de pesquisas acadêmicas

O Grupo Unis agora faz parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Trata-se de um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados.

Isso significa que, por meio de uma conta única o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança”, explicou o Prof. Fabrício Pelloso. Serviços de ensino a distância, acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.

De acordo com o Prof. Fabrício, foi um projeto que envolveu várias reuniões com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além da fundamental participação da equipe de Tecnologia da Informação do Grupo Unis, pois há um grande processo de integração de tecnologias para acesso. “Fazer parte deste projeto é importante ainda mais nesse período de pandemia, pois sem ele, o acesso somente era permitido utilizando a rede interna do Unis. Agora, de casa, é possível acessar todos os recursos”, afirmou.

Com essa participação teremos acesso, por exemplo, ao Portal de Periódicos da CAPES, uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Conta com um acervo de mais de 36 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual”, ressaltou o Prof. Fabrício.

A participação do Grupo Unis na CAFe permite ainda, acesso ao Scopus, que é o maior banco de dados de resumo e citações de literatura revisada por pares: revistas científicas, livros e trabalhos de conferência. Apresentando uma visão abrangente do resultado da pesquisa mundial nos campos da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e artes e humanidades, a Scopus possui ferramentas inteligentes para rastrear, analisar e visualizar a pesquisa.

Neste primeiro mês, liberamos os usuários para os professores e alunos do mestrado. Nos meses seguintes, ocorrerá a liberação de usuários para toda comunidade acadêmica do Grupo Unis”, concluiu o Prof. Fabrício.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos