Unis, CESUL e Cesul Lab recebem Moção de Aplauso na Câmara de Varginha

No dia 22 de fevereiro, o Grupo Unis, o Conselho Empresarial do Sul de Minas e o Cesul Lab receberam uma Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Varginha pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha (PDEV).

O Grupo Unis em iniciativa conjunta com o Conselho Empresarial do Sul de Minas e o Cesul Lab, criou o Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha (PDEV), que tem o objetivo de criar colaborativamente propostas para o desenvolvimento da cidade.

O Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha foi criado no segundo semestre de 2020, para ser um instrumento de planejamento, colaboração e fiscalização das ações voltadas ao desenvolvimento do município. Na sua essência traz o princípio de planejamento de longo prazo, indo além dos mandatos políticos e dos partidos que possam estar na condução do município.

Debruçar sobre indicadores econômicos, sociais e de gestão pública, debatê-los com especialistas, estimular a colaboração de toda comunidade empresarial, científica e sociedade civil foi o caminho traçado pelo PDEV e espera-se o compromisso dos governantes para sua efetivação. Para tal, o projeto realizou um diagnóstico profundo de mais de 40 indicadores econômicos e sociais, criou 10 cadernos temáticos: ambiente de negócios, desenvolvimento tecnológico, infraestrutura, assistência social, cultura, esporte e lazer, educação, meio ambiente, saúde e saneamento básico, segurança e gestão pública.

Indicadores e cadernos temáticos foram debatidos com especialistas nos temas, com os empresários do CESUL e alunos do mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Grupo Unis. Os vídeos dos debates estão disponíveis no YouTube do Cesul Lab, e foram conduzidos pelo reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, Prof. Stefano Barra Gazzola; pelo Prof. Felipe Flausino de Oliveira, Superintendente de Inovação do Unis e Head de Operações do Cesul Lab; e por Guilherme Vivaldi, responsável técnico do PDEV e Data Scientist do Cesul Lab.

Em fase seguinte, propostas foram elaboradas para o desenvolvimento da cidade. Empresários, profissionais e alunos enviaram mais de 90 propostas que foram revisadas e formaram a primeira versão do PDEV.

Em setembro de 2020, a primeira versão do Plano e a plataforma digital do PDEV foram apresentadas ao público. Com acesso livre e gratuito, a plataforma conta com dashboards interativos para acompanhamento dos mais de 40 indicadores econômicos, sociais e de gestão pública, divididos nas 10 áreas temáticas do plano de desenvolvimento. Para acessar a plataforma, clique aqui.

A penúltima etapa do plano foi o debate com os candidatos a prefeito da cidade. Todos os sete candidatos receberam uma cópia do PDEV e participaram de entrevistas ao vivo junto ao CESUL, que posteriormente foram disponibilizadas na plataforma do projeto. O prefeito vencedor das eleições, Verdi Lúcio Melo, reconheceu a importância do plano de desenvolvimento e já está utilizando algumas de suas propostas em sua gestão.

O passo seguinte do projeto foi convidar os vereadores eleitos no mandato atual para também conhecerem o projeto, e poderem explorar suas possibilidades diante das suas propostas para o município. A apresentação ocorreu no dia 08 de fevereiro na sede do Cesul Lab, e contou com a presença de nove vereadores. Todos parabenizaram a iniciativa e se mostraram confiantes em uma parceria para o desenvolvimento da cidade.

O projeto segue agora para um trabalho de aproximação do setor privado com o setor público na busca de viabilização de projetos que levem ao desenvolvimento local.

A Moção de Aplauso vem como forma de tornar público o reconhecimento da Casa Legislativa ao PDEV, que busca promover o desenvolvimento econômico do município aliando-o com o desenvolvimento social através de esforços coordenados entre as principais lideranças empresariais locais, a população e o poder público.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos